segunda-feira, 5 de julho de 2010

As aves do Brasil

O Brasil possui cerca de 1.800 espécies de aves, que representam 20% das 9.000 espécies existentes no mundo. É o terceiro país em diversidade de aves (atrás apenas da Colômbia e do Peru). No entanto, é o primeiro em número de espécies em extinção. Das 1.212 aves ameaçadas no mundo, 120 estão no País, incluindo duas já extintas na natureza (o mutum-do-nordeste Mitu mitu e a ararinha-azul Cyanopsitta spixii).

Belas e inspiradoras, as aves têm valor econômico, cultural, étnico e espiritual para muitos povos em todo o mundo. São também um excelente indicador da qualidade de nosso meio ambiente. De maneira geral, os lugares ricos em aves são também ricos em outras formas de vida e apresentam ar, água e solos saudáveis.

As aves fazem parte da imensa diversidade biológica de nosso planeta. Essa biodiversidade é responsável pelos inúmeros serviços ambientais – processos que ocorrem na natureza como a polinização de plantas e a oferta de água – de que todos nós nos beneficiamos sem custo algum.

A manutenção dos serviços ambientais depende de nossas ações em prol da conservação das plantas e animais e dos ecossistemas onde elas ocorrem. Ao conservar as aves, estamos ajudando a proteger esses ecossistemas e contribuindo para melhorar a qualidade de vida de outros grupos animais e vegetais e, especialmente, das pessoas.

http://www.savebrasil.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário